O Boticário convida mulheres 40+ e lovers de Botik para guiar os próximos passos da marca de cuidados faciais
Jornalista e apresentadora, Maria Cândida, ao lado de integrantes da Geração Botik, se unem para contribuir proativamente no mapeamento de oportunidades para Botik, marca de skincare dedicada às necessidades da pele madura
Com o compromisso de trazer o consumidor como protagonista e participante ativo de suas estratégias, Boticário lança a Botik Colab, um projeto que chega para incluir e escutar ainda mais as mulheres maduras no desenvolvimento das estratégias de Botik, marca de cuidados faciais lançada em 2020.
Para materializar a colab, a marca convidou a jornalista e apresentadora Maria Cândida, além de quatro integrantes da Geração Botik para acompanharem os próximos passos da marca de cuidados faciais avaliando aspectos, como: posicionamento, comunicação, representatividade, relevância e atratividade, por meio da testagem de produtos e identificação de pontos positivos e de melhorias, mapeando oportunidades de acordo com as necessidades da mulher madura.
As integrantes da Geração Botik ou “botikers” – como se autointitulam – são um grupo de mulheres parcerias da marca desde 2020, ocasião do lançamento, em que foram pré-selecionadas e capacitadas como influenciadoras digitais 40+, após O Boticário identificar um gap na representatividade desse perfil no marketing de influência.
Por isso, desde então, são ativadas recorrentemente pela marca para amplificar os lançamentos e as novidades em primeira mão, além de representarem o principal target de Botik. Na nova iniciativa, as quatro integrantes selecionadas passam a atuar de forma conjunta e sinérgica com Maria Cândida, representando diferentes tipos de peles e dando espaço às principais demandas da beleza madura que, muitas vezes, é desconsiderada pelo mercado.
Para Marcela De Masi Nogueira, Diretora de Branding e Comunicação do Boticário, a mulher sempre esteve no centro das principais conversas promovidas pela marca, e trazê-las para uma posição de protagonismo desde a criação do portfólio dos produtos reforça os compromissos da marca.
“Temos muito orgulho de dizer que há 45 anos dialogamos de forma constante e intimista com a mulher brasileira. Trazer mulheres maduras reais para cocriar uma beleza mais representativa, inovadora e qualificada mostra o que já começamos a trabalhar e queremos seguir construindo cada vez mais nas próximas décadas”, comenta a executiva.
A Botik Colab vai ao encontro de outras ações da marca com foco em maturidade e combate ao preconceito etário, como a campanha de 45 anos do Boticário, celebrada em agosto deste ano, em que foi firmada uma parceria com a Maturi, referência em ações com impacto direto no mercado de trabalho para o público maduro, como a capacitação gratuita para mais de 5 mil mulheres empreendedoras 45+ que buscam se redescobrir na maturidade.
As integrantes da Botik Colab
Entre as cinco convidadas, Maria Cândida, jornalista e apresentadora que esteve presente na estratégia de lançamento de Botik, une-se a quatro botikers. “Nasci analógica e me reinventei no digital, por isso incentivo outras mulheres a se aventurarem nesse universo também. Trocar com as botikers está sendo uma experiência incrível, isso porque a Botik Colab é um projeto idealizado para nós, mulheres maduras, que queremos estar cada vez mais presentes no mercado de consumo, incluindo o de beleza”, explica.
Além dela, as quatro botikers foram convidadas considerando a diversidade de peles e suas condições de pele, como rugas e linhas finas, acne, melasma e outras. A escolha contempla representantes de diferentes regiões do país, para que possam levar em consideração diferentes características climáticas na testagem dos produtos. Por meio dos feedbacks, o processo de desenvolvimento dos produtos continuará seguindo uma série de testes para garantir a eficácia, segurança e alta performance dos itens da linha, mas também levando em consideração as percepções da consumidora final.
“As mulheres maduras ainda são invisíveis no mundo, mas penso que a maturidade é um espaço possível para a realização de sonhos”, comenta Silvana Goulart (60), de Porto Alegre (RS), integrante da Geração Botik, que passa a compor o projeto de consultoria. Já Marilu Amorim destaca que os cuidados devem ir além do visual. “Tenho 45 anos e amo ser a mulher que me tornei: plena e positiva”, comenta a paranaense.
*Fonte: Kantar, divisão Worldpanel, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2020. Total no Brasil: 3.079 lares.
**Fonte: Oldiversity, Grupo Croma, novembro de 2017.
0 Comments