A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur), abriu o credenciamento de imprensa para a 37ª edição da Oktoberfest Blumenau. Veículos e profissionais interessados em fazer a cobertura da festa devem preencher o formulário disponível no site do evento, na aba imprensa, até dia 23 de setembro. A festa mais alemã das Américas acontece de 5 a 23 de outubro.
Os dados serão avaliados pela equipe de organização do evento e a aprovação será enviada por e-mail até o dia 3 de outubro. Depois da data limite, novas solicitações ou alterações não serão aceitas. A quantidade de credenciais por veículo será analisada caso a caso pela comissão de credenciamento.
Jornalista e apresentadora, Maria Cândida, ao lado de integrantes da Geração Botik, se unem para contribuir proativamente no mapeamento de oportunidades para Botik, marca de skincare dedicada às necessidades da pele madura
Com o compromisso de trazer o consumidor como protagonista e participante ativo de suas estratégias, Boticário lança a Botik Colab, um projeto que chega para incluir e escutar ainda mais as mulheres maduras no desenvolvimento das estratégias de Botik, marca de cuidados faciais lançada em 2020.
Para materializar a colab, a marca convidou a jornalista e apresentadora Maria Cândida, além de quatro integrantes da Geração Botik para acompanharem os próximos passos da marca de cuidados faciais avaliando aspectos, como: posicionamento, comunicação, representatividade, relevância e atratividade, por meio da testagem de produtos e identificação de pontos positivos e de melhorias, mapeando oportunidades de acordo com as necessidades da mulher madura.
As integrantes da Geração Botik ou “botikers” – como se autointitulam – são um grupo de mulheres parcerias da marca desde 2020, ocasião do lançamento, em que foram pré-selecionadas e capacitadas como influenciadoras digitais 40+, após O Boticário identificar um gap na representatividade desse perfil no marketing de influência.
Por isso, desde então, são ativadas recorrentemente pela marca para amplificar os lançamentos e as novidades em primeira mão, além de representarem o principal target de Botik. Na nova iniciativa, as quatro integrantes selecionadas passam a atuar de forma conjunta e sinérgica com Maria Cândida, representando diferentes tipos de peles e dando espaço às principais demandas da beleza madura que, muitas vezes, é desconsiderada pelo mercado.
Para Marcela De Masi Nogueira, Diretora de Branding e Comunicação do Boticário, a mulher sempre esteve no centro das principais conversas promovidas pela marca, e trazê-las para uma posição de protagonismo desde a criação do portfólio dos produtos reforça os compromissos da marca.
“Temos muito orgulho de dizer que há 45 anos dialogamos de forma constante e intimista com a mulher brasileira. Trazer mulheres maduras reais para cocriar uma beleza mais representativa, inovadora e qualificada mostra o que já começamos a trabalhar e queremos seguir construindo cada vez mais nas próximas décadas”, comenta a executiva.
A Botik Colab vai ao encontro de outras ações da marca com foco em maturidade e combate ao preconceito etário, como a campanha de 45 anos do Boticário, celebrada em agosto deste ano, em que foi firmada uma parceria com a Maturi, referência em ações com impacto direto no mercado de trabalho para o público maduro, como a capacitação gratuita para mais de 5 mil mulheres empreendedoras 45+ que buscam se redescobrir na maturidade.
As integrantes da Botik Colab
Entre as cinco convidadas, Maria Cândida, jornalista e apresentadora que esteve presente na estratégia de lançamento de Botik, une-se a quatro botikers. “Nasci analógica e me reinventei no digital, por isso incentivo outras mulheres a se aventurarem nesse universo também. Trocar com as botikers está sendo uma experiência incrível, isso porque a Botik Colab é um projeto idealizado para nós, mulheres maduras, que queremos estar cada vez mais presentes no mercado de consumo, incluindo o de beleza”, explica.
Além dela, as quatro botikers foram convidadas considerando a diversidade de peles e suas condições de pele, como rugas e linhas finas, acne, melasma e outras. A escolha contempla representantes de diferentes regiões do país, para que possam levar em consideração diferentes características climáticas na testagem dos produtos. Por meio dos feedbacks, o processo de desenvolvimento dos produtos continuará seguindo uma série de testes para garantir a eficácia, segurança e alta performance dos itens da linha, mas também levando em consideração as percepções da consumidora final.
“As mulheres maduras ainda são invisíveis no mundo, mas penso que a maturidade é um espaço possível para a realização de sonhos”, comenta Silvana Goulart (60), de Porto Alegre (RS), integrante da Geração Botik, que passa a compor o projeto de consultoria. Já Marilu Amorim destaca que os cuidados devem ir além do visual. “Tenho 45 anos e amo ser a mulher que me tornei: plena e positiva”, comenta a paranaense.
*Fonte: Kantar, divisão Worldpanel, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2020. Total no Brasil: 3.079 lares.
**Fonte: Oldiversity, Grupo Croma, novembro de 2017.
“Independências e museus: outros 200, outras histórias” foi o tema escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a temporada de eventos socioculturais da 16ª Primavera dos Museus. O Museu de Arte de Blumenau (MAB) participa da programação oficial representando a cidade.
A programação local começa neste sábado, dia 17 de setembro, às 8h30min, com uma oficina de pintura em murais destinada a pessoas com mais de 16 anos. A taxa de inscrição é de R$ 35, com direito aos materiais fornecidos pela Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap). O formulário de inscrição pode ser acessado no link https://forms.gle/wheaG4nYPWib3qdc8.
“Mais um ano e estamos com uma programação voltada ao encontro da proposta nacional. As ações sempre são de fruição e também de reflexão sobre as potencialidades que nossos espaços museológicos proporcionam aos que aqui nos visitam”, observa o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Rodrigo Ramos.
“A programação conta com a parceria de artistas expositores, entidade de classe e Secretaria de Educação, que torna possível a participação nesta edição da Primavera dos Museus, mostrando o potencial que a arte, a educação e a cultura possuem”, completa a gerente do MAB, Mia Ávila.
Programação
17 de setembro
8h30min às 16h: Oficina de Pintura em Murais – processo criativo e metodologia de aplicação, ministrada pelo artista visual e arquiteto Jean Tomedi. Ação desenvolvida em parceria pelo MAB e Bluap. Destinada a artistas, acadêmicos de artes visuais, educadores e comunidade em geral
Local: SMC – Espaço Elfy Eggert (Rua XV de Novembro, 161, Centro)
2 a 30 de setembro
8h às 17h30: Intervenção Cultural-Otto – desenvolvida em parceria com a Bluap, a intervenção faz parte da programação da cidade, prestando homenagem ao seu fundador. Painéis artísticos de criação de seus associados retratam o Dr. Otto Hermann Blumenau. O nome Otto foi selecionado por ser também um palíndromo, que como os painéis permitem ser vistos indiferentemente de frente para traz ou de traz para frente.
Local: Espaço Elfy Eggert
8 de setembro a 26 de outubro
10h às 16h: Visitas agendadas e mediadas às cinco mostras que fazem parte da 4ª. Temporada de Exposições do MAB, que tiveram abertura em noite multicultural em 8 de setembro. Essa temporada está representada por artistas de Blumenau (SC), Joinville (SC), Anápolis (GO) e coletivo internacional da Itália
24 de setembro
9h às 11h: Apresentação da 4ª Edição do Projeto FamiliArte em parceria com o Centro de Educação Infantil Emiliano Stolf. Ação reúne professores, familiares e crianças com o tema “lugar de criança é no museu com seus familiares e professores”
Dezesseis estudantes do 9º ano dos turnos matutino e vespertino da Escola Básica Municipal Lauro Muller, foram campeões em duas das três categorias do VALEEUROROBOTIC 2022, nível Educação Básica. O desafio de robótica e automação foi realizado na última terça-feira, dia 16, no Centro Esportivo Bernardo Werner, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de competências importantes para a indústria eletrometalmecânica, oferecendo aos estudantes participantes a oportunidade de vivenciar na prática conceitos de engenharia, física, matemática e design.
Os estudantes da EBM Lauro Muller foram divididos em quatro equipes, sendo duas na categoria “Seguidor de linha LEGO®”, e duas equipes na categoria “LEGO® Sumô”, a Escola não participou na categoria Seguidor de linha Pro. A equipe de meninos, composta por Henrique Reiter, Ivan Kujat Kuchila, Lucas Emanuel Janz e Victor de Oliveira da turma do 9º Ano A, foram os campeões na categoria LEGO® Sumô, enquanto a equipe mista composta por Erick Rosa Pereira, Gabriel Henrique Vilvert, Kaique de Souza e Victoria do Nascimento da turma do 9º Ano B, conquistaram a terceira colocação na mesma categoria.
Já na categoria Seguidor de linha LEGO® as equipes da EBM Lauro Muller fizeram a dobradinha e ficaram com a primeira e a segunda colocação no desafio. A equipe de meninas, composta por Bianca Letícia Seibt, Mariana Candido, Roberta Conrado de Jesus e Roberta Martenthal do 9º Ano A, foram as campeãs, seguidas pela equipe mista composta por Bryan Antonio de Almeida Saraiva, Emily Carolinne da Silva Coelho e Maria Luisa Basquera da turma de 9º Ano B, que conquistaram a segunda colocação, ambas na categoria Seguidor de linha LEGO®.
O desafio foi organizado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau, Pomerode e Gaspar, e que fez parte da 10ª Semana da Indústria do Simmmeb.
Dois pontos de embarque e desembarque do Transporte Coletivo de Blumenau tiveram suas operações ajustadas para paradas exclusivas de linhas específicas. Os pontos ficam nas seguintes localidades: Rua General Osório, na altura do nº 1.070 e Rua Tóquio, na altura do nº 63.
As mudanças acontecem para melhorar a fluidez do trânsito nas duas localidades, com mais segurança operacional tanto para funcionários e passageiros do Transporte Coletivo, quanto para motoristas e cidadãos que transitam nas localidades. Além de beneficiar a mobilidade urbana do município.
Os pontos com alteração de serviço são:
– Ponto de ônibus da Rua General Osório, na altura do nº 1.070: Agora a parada no ponto é exclusiva para o embarque e desembarque de linhas que transitam no sentido Terminal Proeb pela Rua João Pessoa, sendo elas: linha 31 – Troncal Via Rua dos Caçadores e linha 901 – Divinópolis – apenas nas viagens que seguem pela Rua João Pessoa.
– Ponto de ônibus da Rua Tóquio, na altura do nº 63: Agora a parada é exclusiva para o embarque e desembarque das linhas que transitam no sentido Terminal Proeb pela Rua Humberto de Campos, sendo elas: linha 31 – Troncal Via Rua dos Caçadores, linha 32 – Troncal Via Água Verde e linha 901 – Divinópolis – apenas nas viagens que seguem pela Rua Humberto de Campos.
“Essas são mudanças que não trazem prejuízos para os nossos passageiros. Pelo contrário, quando evitamos que um ônibus faça cruzamentos de vias sem necessidade, estamos criando um ambiente de maior segurança para toda a população; além é claro de beneficiar a mobilidade do município” destaca o diretor de Transportes, Lairto Leite.
Estima-se que 63%¹ dos brasileiros têm pele mista ou oleosa – quadro que, se não for corretamente tratado, pode desencadear em um processo inflamatório na superfície da pele, como o aparecimento de acne. A condição, por sua vez, atinge 56%² da população brasileira adulta, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia.Entendendo oleosidade e acne como as principais queixas dos brasileiros em relação à pele, o mercado tem respondido essa demanda nos últimos anos – a oferta de produtos para tratamento dessas condições cresceu 17% em farmácias e isso por ser observado também no dado que revela que o Brasil é o quinto³ colocado no ranking global que mais consome produtos para acne.
Atento às necessidades do consumidor e às principais tendências do segmento de cuidados faciais, Botik, marca de cuidados faciais do Boticário, lança a linha de Ácido Mandélico, ativo que é considerado uma tendência internacional, mas ainda pouco explorado no território brasileiro. O grande diferencial da linha, que amplia o portfólio de Botik para uma atuação em controle de oleosidade, acne e uniformização da tonalidade, é um tratamento revolucionário que considera a diversidade de pele brasileira, no que diz respeito a tonalidade, faixa etária – em especial, a pele madura que também vivencia o excesso da produção de oleosidade e processos inflamatórios – e o clima diferente das regiões do Brasil.
O ativo é um poderoso alfa-hidroxiácido com propriedades altamente benéficas, isso porque permite uma penetração mais lenta, com baixo potencial irritativo. Além disso, é capaz de reduzir a oleosidade e evitar a formação de acnes e demais inflamações – podendo ser utilizado até por quem tem a pele mais seca, já que atua também na uniformização e renovação celular. “Unimos o poder do Ácido Mandélico a outros ativos consagrados na dermatologia, como o Ácido Salicílico e o Ácido Tranexâmico, para oferecer ao nosso consumidor uma linha que atende às suas grandes dores, pois tudo está relacionado. O excesso de oleosidade pode gerar inflamações na superfície da pele, que se não forem tratadas corretamente resultam em marcas”, explica Gustavo Dieamant, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.
Para o lançamento, Botik apresenta como destaque da linha o Sérum de Alta Potência Ácido Mandélico 10% + Ácido Salicílico, um concentrado facial de uso diário com uma potente ação antioleosidade e antiacne. O produto possui uma combinação de ativos que garante 50% menos oleosidade e poros desobstruídos em quatro semanas. Além de prevenir o aparecimento, controla o brilho da pele sem gerar ressecamento e garante o viço natural. É um produto oil-free, de rápida absorção e com efeito mate.
Para uma rotina de skincare completa, o lançamento conta também com o Gel de Limpeza Micelar Ácido Mandélico + Ácido Salicílico Facial, que promove dupla ação de limpeza profunda, removendo a oleosidade excessiva da pele, enquanto reduz e combate a acne. Elimina 99,9% das bactérias causadoras de inflamações cutâneas, controlando a oleosidade por até 8 horas e promovendo um sensorial macio.
O Gel Secativo Facial AntiacneÁcido Mandélico + Ácido Salicílico une a ação dos dois ácidos para desobstruir poros e, consequentemente, combater as inflamações. É um gel de rápida absorção, de uso localizado e acabamento invisível, com potente ação secativa e eficácia comprovada na redução do tamanho e vermelhidão da acne em até 8 horas. Também com indicação de aplicação localizada, o Gel Creme Uniformizador de OlheirasMandélico + Tranexâmico atua na redução de bolsas e olheiras causadas pelo excesso da produção de melanina, reduzindo a aparência de olhos cansados e uniformizando a área ao redor dos olhos, com sensorial refrescante.
Outro aliado para reduzir o aparecimento de acne é o Acqua Gel Hidratante Ácido Mandélico + Ácido Salicílico, que promove até 48 horas de hidratação intensa e duradoura, controlando a oleosidade da pele ao longo do dia. Já para quem busca uniformizar o tom da pele e tratar manchas, o Sérum de Alta PotênciaÁcido Mandélico + Tranexâmico 5% é uma boa aposta: o produto reúne dois poderosos ativos uniformizadores capazes de reduzir a diferenças de tonalidade, devolvendo a uniformidade e prevenindo marcas causadas por inflamações e exposição solar, com atuação de forma gradativa.
Para quem quer conhecer a linha, o Kit Experimentação Miniatura Ácido Mandélico + Ácido Salicílico reúne três itens em versões menores para que o consumidor possa experimentar e entender a adaptação da pele. São eles: o Sérum de 10 ml, Gel de Limpeza 50 g e Gel Secativo 5 g. É também uma opção para ter sempre disponível no nécessaire, tanto no dia a dia, quanto em viagens.
Prestes a completar dois anos, Botik chegou ao mercado em outubro de 2020 com a missão de trazer os melhores ativos para a pele da consumidora brasileira. Para o lançamento do Ácido Mandélico, que chega após o grande sucesso de Ácido Hialurônico, Ácido Glicólico e Retinol Puro, a marca mais uma vez testou os produtos com as consumidoras para garantir a melhor entrega, levando em consideração aspectos sensoriais, eficácia, segurança, embalagem, funcionalidade e sustentabilidade.
Todos os produtos da linha Botik aliam tecnologia Suíça a ativos de alta performance para potencializar resultados eficazes e visíveis para a sua pele. O segredinho está na utilização da tecnologia patenteada por um laboratório Suíço, que reproduz a alga Coenochloris Signiensis em biorreatores. Essa alga entrega um efeito poderoso na pele, com eficácia comprovada para aumento de hidratação, diminuição de profundidade de rugas e melhora na barreira cutânea.
Serviço
A linha Botik Retinol já está disponível em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, no link https://www.boticario.com.br/botik, além do app do Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp pelo 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na sua região. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.
Sérum de Alta Potência Ácido Mandélico 10% + Ácido Salicílico – R$ 164,90 Ácido Mandélico 10% + Salicílico Sérum de Alta Potência é um sérum superconcentrado de uso diário, que alia 10% de Ácido Mandélico + Salicílico para uma potente ação antioleosidade e antiacne com eficácia comprovada desde a primeira aplicação. Possui uma combinação única de ativos que elimina até 99,9% da bactéria causadora da acne logo após a primeira aplicação, ajudando a prevenir seu aparecimento e reduzindo a acne persistente em duas semanas. Além de conferir uma pele com 50% menos oleosidade e poros desobstruídos em quatro semanas de uso. Textura sérum leve, oil-free, de rápida absorção sem resíduo oleoso, com efeito mate. Indicado para peles oleosas e acneicas.
Gel de Limpeza Micelar Ácido Mandélico + Ácido Salicílico Facial – R$ 52,90 Ácido Mandélico + Salicílico Gel de Limpeza Facial Micelar é o primeiro passo no tratamento diário antioleosidade e antiacne. Com Ácido Mandélico + Salicílico promove dupla ação de limpeza profunda, removendo imediatamente a oleosidade da pele enquanto reduz e combate a acne, eliminando 99,9% de suas bactérias causadoras.
O resultado é uma pele macia, limpa e purificada, com oleosidade controlada por até 8 horas e redução do brilho excessivo diário a partir da primeira aplicação. Possui textura em gel, que limpa sem ressecar. Indicado para peles mistas, oleosas e acneicas.
Gel Secativo Facial AntiacneÁcido Mandélico + Ácido Salicílico – R$ 54,90 Ácido Mandélico + Salicílico Gel Secativo Antiacne une a ação do ácido Mandélico, que combate as bactérias e reduz a acne, e ácido Salicílico, poderoso adstringente que age desobstruindo poros, em um gel de rápida absorção com potente ação secativa e eficácia comprovada na redução do tamanho e na vermelhidão da acne em até 8 horas. O Gel Secativo Antiacne impede a proliferação das bactérias causadoras da acne, reduzindo-as em 99,99% até 5 minutos após o primeiro uso, além de prevenir e tratar marcas de acne nos locais de aplicação. Possui ainda efeito secativo de espinhas em até 24 horas, sem ressecar. Textura gel leve, oil-free, ideal para aplicação localizada, com secagem rápida e acabamento invisível.
Acqua Gel Hidratante Ácido Mandélico + Ácido Salicílico – R$ 89,90 Ácido Mandélico + Salicílico Acqua Gel Hidratante é mais do que um hidratante pois alia os Ácidos Mandélico e Salicílico, que reduzem o aparecimento da acne e desobstruem poros dilatados. Com textura em gel, leve e refrescante, promove até 48 horas de hidratação intensa e duradoura, controlando a oleosidade da pele ao longo do dia. Hidratante de uso diário, deixa a pele menos oleosa desde a primeira aplicação. Textura em gel, leve e refrescante, de rápida absorção. Indicado para peles oleosas e com tendência à acne.
Kit Miniatura Ácido Mandélico + Ácido Salicílico – R$ 119,90 É um combo essencial para toda pele oleosa, acneica e com tendência a acne. Além de trazer uma supervantagem financeira, esse kit traz o passo a passo completo para um tratamento antiacne e antioleosidade: 1 Sérum Alta Potência Ácido Mandélico + Salicílico 10 ml; 1 Gel de Limpeza Facial Micelar 50 g; e 1 Gel Secativo Antiacne 5 g.
Sérum de Alta Potência Ácido Mandélico + Tranexâmico 5% – R$ 164,90 Ácido Mandélico + Tranexâmico 5% Sérum de Alta Potência Botik reúne dois poderosos ativos uniformizadores capazes de reduzir a diferença de tonalidade, devolvendo o tom natural e uniforme da pele, com resultados visíveis e comprovados em pele brasileira a partir de quatro semanas de uso. Atua em todas as etapas do processo de pigmentação, prevenindo marcas causadas pela acne e pela exposição solar, uniformizando a pele de forma gradual e efetiva, deixando-a 70% mais uniforme. Textura sérum ultraleve, oil-free, secagem rápida. Indicado para todos os tipos de pele, inclusive oleosas e acneicas.
Gel Creme Uniformizador de Olheiras – R$ 79,90
Ácido Mandélico + Tranexâmico Gel Creme Uniformizador de Olheiras Botik une dois poderosos ativos que atuam na redução de bolsas e olheiras causadas pelo excesso de melanina, reduzindo a aparência de olhos cansados e uniformizando o tom da pele ao redor dos olhos, com resultados visíveis em quatro semanas. Com sua textura em gel refrescante, forma um filme suave e agradável na pele. Indicado para todos os tipos de pele, inclusive oleosas e acneicas.
Outubro está cada vez mais próximo e a alegria de viver mais uma Oktoberfest só aumenta. Depois de dois anos sem o evento, neste ano, a festa volta trazendo novidades e novos patrocinadores, entre eles a Altenburg. A empresa blumenauense, que completa 100 anos de história, é uma das marcas mais importantes do setor têxtil, líder no segmento de travesseiros e estará pela primeira vez patrocinando a maior festa alemã das Américas.
Além da Altenburg, outras marcas blumenauenses estão patrocinando a Oktoberfest, como a Hering e a Hemmer. O secretário de turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, comenta sobre a importância das empresas locais investirem no evento. “Ter as empresas de Blumenau apoiando a festa nos deixa extremamente felizes. Depois de dois anos sem a Oktoberfest, esta edição promete ser muito especial. Empresas locais como patrocinadores, ajudam a cultivar este vínculo com o evento e a comunidade, sem contar que traz um valor maior tanto para as marcas como ao próprio evento”.
A prefeita em exercício, Maria Regina Soar, destaca que a empresa além de ter ao longo dos 100 anos levando o nome de Blumenau para o mundo, sempre teve um olhar para a comunidade. “Inúmeras vezes a Altenburg foi parceira em campanhas de arrecadações feitas pelo município. Ter a empresa pela primeira vez na Oktober é especial”, completa
Com o objetivo de potencializar e fomentar a cultura da cidade de Blumenau, a Altenburg, maior produtora de travesseiros da América Latina, será uma das patrocinadoras da 37ª Oktoberfest. A iniciativa faz parte das comemorações do centenário da empresa, celebrado em fevereiro. O patrocínio é feito por meio da Lei Rouanet, principal ferramenta de incentivo à Cultura do Brasil, que possibilita que empresas possam apoiar espetáculos e outras formas de expressão cultural.
“Este momento é uma celebração. A Oktoberfest é muito mais que um evento, é a materialização da cultura de nosso povo. No ano em que alcançamos o nosso centenário, podermos juntar nossa história a de tantos personagens, num momento carregado de simbolismo, reforçamos nossas raízes com este povo que todos os dias acredita em nosso propósito. Fazemos parte da história de Blumenau e agora também da festa de maior tradição da cidade” acrescenta Tiago Altenburg, vice-presidente da Altenburg.
A Altenburg visualiza na cultura, principalmente a local, fortes pilares para reforçar o seu compromisso de estar cada vez mais presente na vida das pessoas. A empresa estima que o investimento tenha potencial para impactar exponencialmente o desenvolvimento local, além de ter seus reflexos no bem viver de todos os seus consumidores.
História da Altenburg
A empresa surgiu em 1922, quando Johanna Altenburg começou a produzir acolchoados manualmente para garantir o sustento da família. Neste processo surgiu o primeiro produto. Aos poucos, Johanna foi conquistando clientes e fundou uma pequena fábrica em Blumenau. Em 1946, o filho Arno assumiu o empreendimento ao lado da esposa, Anna, e impulsionou o crescimento ganhando espaço no Sul e no Sudeste do país.
Com a ampliação da fábrica e uso de maquinário especializado, em 1969, a primeira loja foi inaugurada. Rui Altenburg, filho mais novo de Arno e Anna, iniciou em 1970 a jornada dos negócios e durante toda a gestão dele, buscou inovação e novos produtos. Atualmente, Rui administra a empresa junto com os filhos, Danielle, Tiago e Gabriel.
Atualmente, a Altenburg é a maior produtora de travesseiros do Brasil. A empresa atingiu uma média de faturamento mensal na casa dos 30 milhões. Todos os meses, mais de 1,2 milhão de produtos Altenburg são comercializados e chegam até as casas dos brasileiros e de toda a América Latina.
No próximo dia 26 de agosto, o Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid (CRIE) completa um ano de funcionamento em Blumenau. A estrutura montada no Hospital Universitário da Furb está localizada na Rua Samuel Morse, nº 768, no bairro Fortaleza Alta e oferece suporte interdisciplinar para pacientes com sequelas causadas pela Covid-19 e seus familiares.
Apesar de o serviço estar disponível para moradores de Blumenau e Botuverá, cidades que compõem a Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE) e aderiram ao convênio, a procura pelo serviço é baixa. Neste primeiro ano, apenas 338 pessoas receberam acompanhamento, o que representa uma média de 25 novos pacientes por mês – porém, o serviço tem capacidade de atender 65 novos pacientes todos os meses, o que totalizaria mais de 700 pacientes por ano.
A prefeita de Blumenau em exercício, Maria Regina Soar visitou a estrutura e conversou com o professor e vice-reitor da Furb, João Gurgel. “O CRIE é referência para Santa Catarina e para o Brasil. Aqui, os pacientes contam com atendimento interdisciplinar direcionado às pessoas com sequelas pós-Covid-19”, afirma. A prefeita destaca a importância dos usuários buscarem informação nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais da Família (AGF) para, em caso de necessidade, serem encaminhadas para o serviço.
No local, os pacientes contam com profissionais de enfermagem, psicologia, psiquiatria, nutrição, fisioterapia, educação física, farmácia, pneumonolgia, cardiologia, neurologia, entre outros, que seguem oferecendo atendimento mediante orientação ou avaliação de cada área.
O agendamento das consultas e exames é feito por meio do Sistema de Regulação, de acordo com o estabelecido na Política Nacional e Estadual de Regulação. A solicitação para acompanhamento deve ser feita na unidade de saúde de referência do paciente, morador de uma das cidades que integram o convênio. A prescrição de medicamentos também vai seguir a Política Nacional de Medicamentos, respeitando os limites da REMUME de cada município.
Dados científicos comprovam que de 10% a 20% das pessoas que tiveram Covid-19 sofrem com sequelas por conta da doença. A equipe do CRIE estima que em Blumenau um público entre 13 mil e 26 mil pessoas estejam aptas para receber tratamento que é ofertado por meio do SUS.
Nos próximos meses o município deve fortalecer ações de busca ativa por meio de capacitações das equipes de saúde feitas pela Escola Técnica do SUS, além de utilizar outros serviços como o Centro de Atenção Psicossocial Adulto (CAPS) para chegar até os pacientes.
*Critérios para encaminhamento*
– Ter mais de 18 anos
– Residentes em municípios subscritores do contrato de serviço
– Ter ingressado pelo serviço de regulação municipal
– Apresentar dois ou mais sintomas relacionados aos critérios de encaminhamento e que tenham iniciado ou permanecido após a fase aguda da Covid-19
– Apresentar demanda para no mínimo 3 terapias
– Aceitar atendimento com acadêmicos
– Concordar com os critérios de exclusão é alta do serviço
*Principais queixas dos usuários*
– Ansiedade
– Perda de memória
– Raciocino lento
– Dificuldade de concentração
– Déficit visual (vista embaçada)
– Cansaço e fraqueza
– Dor
– Cefaléia
– Alterações no olfato e paladar
– Insônia
A Inside Quintet, criada pelo maestro João Carlos Cunico, é uma das atrações da Rota de Lazer do dia 21 de agosto. Os participantes das atividades na Rua XV de Novembro serão presenteados por um show em espaço aberto. O evento na principal via da cidade ocorre todos os domingos, das 9h às 17h.
O quinteto é formado pelos músicos André Filipe, no contrabaixo e vocal, Ruan Müller, na bateria, Rafael Moser na guitarra, e Daniel Nascimento no teclado e vocal. O grupo surge com a proposta de levar ao público os mais variados gêneros musicais, desde a MPB até os clássicos internacionais. O repertório é composto por temas instrumentais e vocais. “A Inside Quintet desperta vários sentimentos que só a boa música consegue fazer”, comemora o maestro.
A Rota de Lazer é regida pela Lei Nº 8.304, de 5 de julho de 2016, que dispõe sobre a organização e realização do evento no município. A ação da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) conta com a parceria do Brique de Blumenau e Serviço Social do Comércio (Sesc).
Iniciado em 2021, hoje, o projeto de redes sociais e social selling já conta com mais de 90% das franquias da marca
As mudanças nos hábitos de consumo exigem cada vez mais agilidade e inovação das marcas para sustentar os diferentes modelos de negócio, e no caso de franquias não é diferente. O Boticário, maior rede de franquias do País*, traz a rede social local como estratégia de comunicação descentralizada e regionalizada, criando mais um espaço para o consumidor acessar, conversar e se conectar com a marca de forma orgânica.
Até o momento, o Boticário já contabiliza mais de 1,6 mil páginas de suas franquias nas redes sociais, com aproximadamente 90% delas com pelo menos uma página ativa. Somadas, as páginas de Instagram totalizam mais de 3 milhões de seguidores e já realizaram mais de 360 milhões de impactos desde o lançamento, trazendo os mais diversos conteúdos: lançamentos, dicas de uso, promoções, além de conteúdos específicos para cada região. “Pela grande extensão territorial do Brasil, essa descentralização se faz ainda mais necessária, permitindo que cada franquia adapte sua página de acordo com a necessidade do consumidor de cada lugar”, diz Rafael Marconi, Diretor de Franquias do Grupo Boticário.
Com a iniciativa, o Boticário pretende se tornar o maior e mais relevante hub de perfis digitais de beleza de todo o Brasil. Hoje, o Grupo Boticário tem aproximadamente 500 franqueados e mais de 30 mil pessoas na força de vendas. Para Jacqueline Tobaru, Diretora de Marketing Franquias no Grupo Boticário, “a comunicação descentralizada é essencial para levarmos nossa marca para todos os cantos do Brasil, mas exige cuidado e responsabilidade. Por isso, nossas páginas são padronizadas e monitoradas, principalmente pensando na segurança do consumidor final. Sabemos da possibilidade de fraude e, por isso, acompanhamos a web para mitigarmos qualquer risco para o nosso consumidor”.
Mais do que apenas comunicação, o Boticário enxerga as redes sociais do franqueado como alavanca de negócio, acelerando a regionalização da marca e também impulsionando vendas digitais. “Além de representar nossa loja no meio digital, é um canal que potencializa a atração de novos consumidores e fortalece o relacionamento com nossos clientes atuais, dado que conseguimos trazer essa especificidade da linguagem de cada região. O consumidor está mais digital e busca conexão e conveniência nas compras online; por isso nosso papel é oferecer mais um canal, principalmente quando olhamos para live commerce e social selling. A live tem se tornado uma importante frente de vendas, dado que combina conteúdo com atendimento humanizado e interativo no ambiente digital.” reforça Marconi.
Além disso, a rede social é uma promotora da transformação digital do franqueado, já que desenvolve novas habilidades junto à força de vendas, como geração de conteúdo para rede social e apresentação de uma Live Commerce. “Nossos consultores de vendas são as nossas estrelas aqui, e dar espaço para que explorem esse canal é fundamental, sendo mais um meio para estreitarmos a relação da nossa força de vendas com os consumidores e, consequentemente, com a marca”, complementa Jacqueline.
A rede de franqueados tem um papel essencial para acompanhar e proporcionar a melhor experiência na jornada do consumidor. “As franquias são a nossa essência e importantes aliadas para proporcionar a melhor experiência para o ponto focal da marca: o cliente”, finaliza Marconi.
Para localizar as páginas de nossos franqueados, basta digitar “Boticário” + “localização” – cidade e/ou bairro/zona/região.